quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Composteira doméstica - Como fazer uma composteira bem simples

Composteira doméstica.

Como fazer uma composteira bem simples.

O lixo orgânico doméstico pode em geral ser aproveitado para melhorar o solo de sua horta ou jardim.
Atualmente muito se fala em sistemas de compostagem com vasilhas em níveis diferentes, minhocas importadas, serragem etc, mas embora eu seja a favor de uma variedade de técnicas de compostagem gostaria de mostrar, nesta postagem em particular, como é possível um aproveitamento do lixo orgânico residencial de um modo muito simples.

Outras técnicas de compostagem são boas, mas requerem manutenção.

Enquanto outras técnicas superiores de compostagem requerem manutenção e cuidado das minhocas essa técnica simples permite que o problema do lixo orgânico seja transformado em adubo de um modo prático utilizando-se das minhocas nativas da terra de sua horta e dispensando manutenção.

Como fazer uma composteira bem simples.

Acumule o lixo orgânico num baldão com tampa por tempo suficiente para esse lixo acumular a um volume razoável para ocupar o tamanho do buraco a ser cavado. É importante manter o balde tampado e esse balde não deve vazar. Com o passar dos dias forma-se no balde mesmo o chorume, parte líquida, do lixo.

Cave um buraco na terra proporcional ao volume de lixo. A profundidade que usamos foi de uns 2 palmos.


Derrame o lixo do balde no buraco.


Cubra com terra para evitar moscas ratos e outros insetos de acumularem no lixo.


Agora as minhocas e animais decompositores farão seu trabalho em em uns 60 dias se poderá notar uma melhora na qualidade do solo.

Então é acumular um novo balde e no próximo período cavar um novo buraco na terra em um local próximo, mas não coincidente ao anterior.

Assim o solo melhora com o trabalho de se cavar um buraco por mês por exemplo.

Existem outras técnicas de compostagem que valem a pena ser testadas. Esta é apenas uma maneira bem simples para quem não quer gastar nada nem tem tempo para manutenção da composteira.

Abraço.

Autor: Luiz
eqfeuquefiz.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário