terça-feira, 28 de outubro de 2014

Como montar um ar condicionado com 300 reais.

Como montar um ar condicionado com 300 reais.

Montei em 2006 um pequeno sistema de ar condicionado utilizando-me de um freezer velho e algumas peças simples. Era uma curiosidade que eu tinha de se um freezer teria potência e desempenho para refrigerar ar como um ar condicionado de baixa potência.


Qual a potência desse sistema de ar refrigerado?

Para estimar a potência desse sistema de ar refrigerado e poder comparar com um sistema padrão vamos a alguns cálculos. Os motores de geladeiras e freezers normalmente tem dados de potência em frações de HP. O Freezer velho que consegui por R$ 200,00 tinha um compressor de 1/5 HP.
Como 1 HP = 745.699872 W
significa que o freezer tinha aproximadamente 149,1 W.
Como 1 BTU/h = 0.29307107 W
temos que o freezer tinha a potência de aproximadamente 508,8 BTU/h.

Ou mais diretamente temos:
1 Btu/h = 0.000393 hp; 1 hp = 2544.433748 Btu/h

Meu freezer de 1/5 de HP resultava num sistema de ar condicionado de 508,8 BTU/h.
Se eu conseguisse um freezer de 1/3 HP teria um sistema de ar condicionado de 848,1 BTU/h.

Comparando com um ar condicionado comercial razoável que teria uns 10.000 BTU/h notamos que nosso sistema com freezer velho é fraco e serve mais para ajudar num ambiente bem pequeno.

Para conseguir um sistema de 10.000 BTU/h eu precisaria de 12 freezers em série!

A montagem do sistema de ar:

Para montar o sistema experimental fiz um buraco na parede e chumbei com cimento um vaso de plantas de plastico. A intenção era montar uma entrada para o ar frio. O duto de ar frio do sistema de ar condicionado desembocaria nesta saída que dava para o computador onde eu trabalhava e passava muito calor.


Isolar as paredes com isopor ajuda para não perder o frio do ar, o que equivale a não deixar o calor de fora entrar. Do lado de fora da parede via-se o fundo do vaso de plantas. Nele eu faria um furo do tamanho do tubo do ar.



Comprei um freezer velho por 200,00 na época, mas esses preços variam muito e é possível comprar por menos.


Marquei a lateral do freezer para fazer furos para o ar sair e entrar no sistema.


Em cima seria a saída do ar frio e em baixo a entrada do ar quente.


Com a furadeira fiz vários furos seguindo a marcação para abrir um buraco para os dutos de ar.


Depois concluí o buraco com a ajuda de talhadeira e martelo.


Cortei também o isolamento de isopor que tem nas paredes de um freezer e desviei de alguns fios elétricos.


Na parte inferior coloquei um plastico de cooler de computador para ficar mais bem revestido e encaixar a turbina de ar ou no caso o que consegui que foi um ventilador muito velho.


Com um tubo de alumínio flexível para chaminés e pedaços de isopor, isolamento de cano de água quente e fita adesiva eu revesti o tubo flexível que foi conectado ao buraco superior. Por este buraco sairia o ar frio que entraria no cômodo pelo buraco da parede com o vaso de planta. Tudo bem isolado com fita e isopor.


Na parte inferior fiz um cone de papelão e coloquei um ventilador velho apontado para o duto de entrada do ar. Melhor seria conseguir um cooler grande ou um ventilador do tipo exaustor de parede, mas na época o que consegui foi esse ventilador e o cone de papelão.


Então o ventilador empurrava ar pelo cone e duto inferior para dentro do freezer que gelava o ar que saia pelo duto superior passando pelo cano flexível isolado e chegando até o pequeno cômodo a ser refrigerado.


Não recomendo que tente fazer esse sistema

Funcionava e ajudava no calor, mas é claro que o gasto de energia elétrica de um sistema desse acaba não compensando. Fica aqui mais como curiosidade e incentivo de fazer alguns testes estranhos. Coisas que gosto e espero poder em breve voltar a fazer.
Estimei que o gasto total do sistema em material foi algo em torno de R$ 300,00.


Pra quem quer aprender mais sobre Ar Condicionado e sistemas de refrigeração.

Quem quer aprender mais sobre sistemas de refrigeração desde a parte técnica e prática até nível universitário recomendo o curso de refrigeração da alienstore que reúne materiais de cursos técnicos e universitários em um único curso por um preço bastante acessível.



Este fui eu que fiz.
Abraço.
Autor: Luiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário